Quinta-feira, 4 de Março de 2010

Solidariedade com a familia do Leandro

Como cidadãos e mirandelenses, nós vimos expressar a nossa solidariedade para com a familia do Leandro.

 

publicado por opinantes às 14:00
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Anónimo a 12 de Março de 2010 às 22:21
PSP conclui que Leandro não se queria matar

O perfil da criança traçado pelos investigadores não retrata Leandro apenas como vítima de violência escolar, mas também como agressor. Aliás, o relatório da PSP, já entregue ao Ministério Público, dá conta que a violência era uma constante na Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro, em Mirandela.
Muitas vezes eram os próprios pais que aconselhavam os filhos a agredirem os colegas para se protegerem, optando por não denunciar os casos na escola ou às autoridades. Outras vezes, os casos eram resolvidos pelos irmãos mais velhos, que iam à escola bater nos alegados agressores. O ciclo de violência perpetuava-se.
Segundo a PSP apurou, esta não foi a primeira vez que Leandro chamou a atenção com ameaças à sua integridade física. Seria uma forma de se proteger face às agressões. Mas ele, acompanhado de familiares e amigos, também era capaz de agredir outros colegas, como aliás relatou anteontem ao PÚBLICO o pai de um deles. "O meu filho chamava-lhes "os génios", em vez de "os gémeos", andavam sempre com o primo e uma vez bateram-lhe e ele chegou com as pernas todas amassadas a casa", recordou João Mendes.
O relatório da PSP confirma as falhas no controlo das entradas e saídas da Escola Luciano Cordeiro, que ministra aulas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. E, nessa medida, responsabiliza a instituição, que permitiu a saída de um aluno durante o período das aulas.
Esta é, aliás, uma das preocupações demonstradas pelo director regional de Educação do Norte, António Leite, que já disse publicamente que é preciso chegar a uma conclusão sobre como esta criança saiu da escola. "É preciso perceber como acontecem estas saídas não autorizadas", disse há dias o director regional, após uma visita à escola.
O PÚBLICO sabe que o Ministério Público vai continuar a investigar este caso, passando agora a conduzir directamente as diligências. Entretanto, foi decretado o segredo de justiça ao inquérito, não estando, por isso, o mesmo acessível para consulta.
O pedopsiquiatra Pedro Monteiro insiste que a sociedade portuguesa deve abster-se de "crucificar seja quem for" e deve adoptar estratégias preventivas face ao aumento da violência nas escolas. "Os jovens não se podem continuar a relacionar nas escolas sem supervisão dos adultos. Muitas vezes são os próprios pais que não ajudam os professores a terem autoridade nas escolas", alerta o pedopsiquiatra. Ao defender que é fundamental um clima de disciplina e de amistosidade nas escolas, Pedro Monteiro salienta: "Os conselhos executivos e as associações de pais não se podem continuar a demitir de contribuir para um clima de mais dignidade entre os alunos".
Quanto ao caso de Leandro, Pedro Monteiro está convencido que houve um impulso suicidário por parte da criança, ainda que não reflectido. "As ameaças devem ser tomadas a sério", alerta, ressalvando que não conhece o relatório da PSP.

Fonte: Público


De ZÉ da ESQUINA a 13 de Março de 2010 às 20:57
Nõ podia estar mais de acordo com o Pedopsiquitra Pedro Monteiro, quando diz que não se pode estar a crucificar seja quem for.Quero ressalvar em primeiro lugar que é uma situação difícil, e cuja gestão carece de muita ponderação e bom senso. Mas também, e por vezes é necessário analisar os factos disponíveis, com frieza e seriedade.

E digo isto, porque tomando como prática recentemente corrente, é bom distinguir a fronteira entre a vítima e agressor. Eu tenho dificuldade em emitir opinião ( e perdoem-me a franqueza ) mas não sei se o Leandro é Vítima ou não.
Eu acho que é um caso que devia ser resolvido nas intâncias devidas e competentes, e não na praça pública como está a ser feito.

Na mesma ordem de ideias, eu pergunto o Porquê do Suicídio em Meio Escolar do Professor de Oeiras.
É que no caso Lerandro a comunidade " Professores " é apontada como culpada.
No csodo Professor de Oeiras qual é o bode expiatório que temos que apontar????

Á consideração de todos, com a certeza comum, que algo está mal.
Saudações Mirandelenses


De Francisco Gonçalves a 8 de Março de 2010 às 21:08
A minha solidariedade de Mirandelense e de cidadão, a que só posso acrescentar a minha revolta perante o silêncio de quem é pago com o dinheiro dos nossos impostos para dar aos nossos filhos a educação que o fascismo negou aos avós… é pena que não se pegue neste caso para dar uma volta a este estado de coisas, é fácil qualquer manifestar-se por mais uns trocos, colher votos por causa desses mesmo trocos, mas afinal poucos se manifestam por questões de dignidade e por um a país diferente…


De Zito a 5 de Março de 2010 às 12:14
Publiquem neste espaço, o numero do NIB da conta do banco Santander para que os leitores possam saber onde colocar os seus donativos.


De Anónimo a 8 de Março de 2010 às 23:14
Mas, donativos para quê???
...


Comentar post

.últ. comentários

Yessssssssss
Venho a expor que o clube não vale o que muita gen...
Ouve lá!!!! Aonde tens andando!!!!Já não é como e...
Porque será que os nossos amigos eruditas do litor...
Não vou comentar esta monstruosidade. Todavia não ...
Bom... que dizer disto!?!?!?É complicado ser suave...
Nõ podia estar mais de acordo com o Pedopsiquitra ...
PSP conclui que Leandro não se queria matarO perf...
Concordo em absoluto. Ainda há portugueses que se ...
"José Sócrates volta a negar aumento de impostos"H...

.pesquisar

 

.Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. Já será altura de sair do...

. Não fomos embora, andamos...

. Deixem de desviar o que t...

. Que pensar disto...

. Diferença entre important...

. Temos de dar a independên...

. ...

. Solidariedade com a famil...

. Também já somos famosos!!

. Cavaco defende programa d...

.arquivos

. Abril 2013

. Dezembro 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.tags

. todas as tags

.links

.mais comentados